Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Em uma reunião onde o cliente solicitou uma apresentação dos seus serviços...

É preciso entender bem a necessidade do cliente, ficar atento aos detalhes e ouvir o que ele tem a dizer.
Faça perguntas sempre que possível, isso ajudará a entender o que realmente o cliente deseja. Deixe para apresentar o seu produto/serviço no momento certo, pois às vezes você pode começar uma reunião falando de coisas que o cliente não deseja ouvir.



Escute o cliente primeiro, depois apresente as soluções.

E por falar em reunião, ontem estive em uma reunião com um potencial cliente e a reunião foi muito boa, pois o cliente me explicou detalhadamente o que precisa e tive a oportunidade de lhe apresentar de uma forma rápida e clara (pois ele tinha viagem para a Bolívia marcada e estava com pressa) os serviços que atendem às necessidades que ele me apresentou. Sua gerente conversou rapidamente comigo e agendamos para hoje (08/04/09) uma nova reunião para juntos podermos ajustar os detalhes técnicos de desenvolvimento do software que eles precisam.

Cheguei no horário marcado, e qual foi a minha surpresa? O cliente simplesmente esqueceu da reunião e duas outras pessoas que iriam participar não estavam presentes e muito menos foram avisadas. Ficou uma lição que já sei, ligar antes para dar uma confirmada. Mas tive uma reunião ontem, como ela pôde esquecer? O Diretor da empresa esteve comigo, ela entrou quase no final da reunião e solicitou um novo encontro para hoje.... e simplesmente esqueceu.
Não fui sequer recebido, conversamos através do interfone de um flat (local da reunião) localizado nos jardins e combinamos uma nova data.

Que coisa chata! Sei que errei em não ligar antes de sair.... mas a falta de atenção da gerente foi algo que me deixou perplexo! O Diretor da empresa está na Bolívia e deve achar que hoje sua gerente esteve reunida comigo (fornecedor) para ajustarmos detalhes da contratação de serviços que irão ajudar os seus clientes, e simplesmente ela esqueceu.....

Fica o recado para reflexão....

Visite meu site - www.alex.ribeiro.nom.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.