Páginas

sexta-feira, 31 de julho de 2009

De que maneira o marketing puro e seus conceitos podem ser aplicados pelos fabricantes nas empresas?

O marketing e seus conceitos podem e devem ser aplicados nas empresas através do planejamento de marketing, que pode ser feito pelo seu departamento de marketing ou por empresas e/ou consultores especialistas.

Através do composto de marketing podemos ter uma visão expressiva sobre o relacionamento entre os ambientes internos e externos das empresas.

A maneira como os ambientes se relacionam se dá através de duas abordagens. A primeira, de autoria de Jerome McCarthy é representada pelos 4Ps, produto, preço, promoção e praça; a segunda de autoria de Raimar Richers é representada pelos 4As, análise, adaptação, ativação e avaliação.

Os 4As
Análise: Você pode identificar itens importantes no mercado como, concorrência, legislação, economia, sociedade, novas oportunidades e tecnologias.

Adaptação: Aqui você pode adequar seus produtos ou serviços as necessidades de consumo identificadas no item Análise.

Ativação: Essa é a fase onde se concretiza os planos traçados na estratégia de marketing.

Avaliação: Aqui você vai analisar os esforços utilizados e os pontos fortes e fracos da sua organização.

Os 4Ps
Produto: Você deve saber quais características seus consumidores desejam ver nos seus produtos, os seus diferenciais, ciclo de vida e matéria-prima utilizada. Mesmo tendo esses cuidados é possível que seus concorrentes copiem algumas de suas estratégias.

Preço: Nesse item é necessário conhecer todos os custos que você tem e qual o valor percebido pelos seus consumidores. Esse P pode ser o P que esteja fora do alinhamento dos demais Ps.

Promoção: Como será a aproximação com os consumidores? A promoção pode ser feita de algumas formas: Propaganda, venda pessoal e relações públicas.
Antes de realizar qualquer tipo de promoção, considere alguns aspectos como, quais meios promocionais serão utilizados, qual o orçamento e como serão criadas as campanhas.

Praça: Esse item é muito importante para a satisfação geral do consumidor. Necessita ser bem trabalhado, não apenas pelas grandes empresas, mas principalmente pelas pequenas e médias que enfrentam cada vez mais dificuldades.
É necessário conduzir seus bens até os consumidores finais.

Visite meu site: www.alex.ribeiro.nom.br
Siga-me no Twitter: www.twitter.com/alexribeiromkt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.