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quarta-feira, 24 de setembro de 2008

"O lucro não é prioridade, a prioridade é servir as pessoas, isso traz lucro".

Falando sobre lucrativatidade e o case Habib’s, Alberto Saraiva, fundador e presidente da rede, deu inicio com muito bom humor à palestra que encerrou o II Fórum Mundial de Marketing e Vendas. “Os problemas na busca da lucratividade começam no fato de que, às vezes, não somos comerciantes, privilégio de poucas pessoas”. Segundo ele, é possível exercer a profissão de comerciante desde que se ame o ato de relacionar-se e servir as pessoas em troca de algo, sempre oferecendo vantagens capazes de atraí-las, oferecendo-lhes o que necessitam e desejam.

“Reflita: Qual a vantagem que você oferece para atrair o cliente? Não é indo atrás do lucro que você conquistará o cliente, mas sim oferecendo-lhe o que ele deseja. Lucratividade não é coisa exclusiva do dinheiro! Quem pensa assim nada consegue, lucro é uma questão de paixão, de conquistar o cliente, de amá-lo e, com quanto mais intensidade você faz isso, mais obtém lucro e ganha dinheiro. O lucro não é a prioridade, a prioridade e servir as pessoas, isso traz lucro”.
Saraiva destacou que, quando temos o desejo de vencer na vida, superamos os obstáculos porque temos um diferencial: “Qual é o seu diferencial? Se você já descobriu valorize-se por isto. Se ainda não o descobriu, descubra-o”.
Ele contou que, após formar-se, veio a duvida sobre qual profissão exercer: a de médico ou a de comerciante? “Aprendi que a melhor profissão do mundo é a que você exerce com prazer. Optei por ser comerciante”.
O Habibs, que começou com uma lojinha, hoje tem 250 restaurantes: “Algum diferencial esta empresa tem! Ela gera 12 mil empregos diretos.Temos 120 milhões de clientes. Vendemos 600 milhões de Bib’sfihas por ano. Assim como o lince – animal que enxerga muito bem - enxergamos o mercado. Você está enxergando tudo o que o seu mercado oferece?”.
Segundo ele, a idéia geral é a de cobrar mais pelo serviço a mais que se venha a oferecer: “Esta é a regra. Desafio vocês a se tornarem exceções, cobrem menos e ofereçam mais. Casas Bahia e Marabraz seguem este desafio, juntas faturaram US$ 2,7 bilhões no passado. Socialize seus preços, torne-os acessíveis à maioria da população, permita que todos usem seus produtos, cobre menos, ofereça mais”.
Saraiva explicou que o Habib’s verticalizou sua produção: “Temos empresa de engenharia, de propaganda, fabricamos pães de hambúrguer, queijos, etc. Os custos são menores, eliminamos atravessadores. É um tema polemico, mas acredito que é o caminho para quem quer ser líder. A Nestlé tem laticínio em vários lugares. Construa seu próprio caminho, mantenha as rédeas de seu negócio. Se você conseguir isso, estará apto a ser líder”.
Mas um dos mais importantes diferenciais das empresas é a motivação pessoal, as maiores conquistas são resultado de grandes motivações. “São necessárias recompensas para manter os funcionários motivados, algum tipo de motivação.
Lucro não é coisa exclusiva do dinheiro, lucro pode ser o amor correspondido do filho, a medalha, o reconhecimento de ser o melhor do mundo, mas o maior de todos os lucros reside em pessoas motivadas. Motive-se, use seus sentimentos e percepções , a vida tem muitas opções, o mundo sempre nos oferece algo. Motive-se. Faça sua historia!”.

Alberto Saraiva
Presidente e e Fundador da Rede Habib's

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